III FLICAT E I COLLIC

APRESENTAÇÃO

O III Festival Literário de Catalão (FLICAT) e I Congresso de Leitura e Literatura Contemporânea (COLLIC) configura-se na fusão de dois eventos importantes com intuito de criar uma grande festa cultural e acadêmica. Trata-se de um evento promovido pela  Coordenação de Extensão e Cultura, Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC). É um evento destinado à discussão e divulgação de produção acadêmica, científica, literária e cultural na área de Letras, envolvendo profissionais da área atuantes no Brasil. Pretende-se constituir como um espaço de debates que contribua para a formação de estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras e afins, buscando uma maior integralização da Universidade com a comunidade externa.

Para esta edição do III FLICAT e I COLLIC, escolhemos o tema “Novas tramas de leituras e escritas literárias em meio à diversidade, à estética e ao ensino de literatura”, e, com essa escolha, criar espaços para dar visibilidade a textos e práticas de leitura que acolham o tema da diversidade, seja no campo artístico-literário ou no campo das políticas afirmativas em sala de aula. É o único evento que trata dessa temática na região. Pretendemos realizar debates com escritoras/es fora do grande circuito do mercado literário, para acolhermos autoras/es menos conhecidos e que tenham propostas singulares de criação estética; ao mesmo tempo, pretendemos trazer pesquisadores do campo dos estudos literários e das práticas de leitura que possam contribuir para o debate sobre o tema proposto. Desse modo, pensar a escrita literária e as práticas de leitura e ensino de literatura, inseridos na temática da diversidade, implica acolher e reconhecer outros lugares de criação estética e de autoria na literatura e, também, construir estratégias de ensino de leitura e literatura que funcionem como espaço de resistência ao colocar o tema da diversidade (étnica, racial, sexual etc.) lado a lado com outros discursos normativos que se opõe a esse tema.

FINALIDADE

O III FLICAT e I COLLIC busca preencher uma lacuna cultural da cidade de Catalão, e demais regiões do país, promovendo o acesso à cultura, ao livro (aproximando escritores e leitores) e ao debate acadêmico sobre leitura e ensino de literatura, a fim de atingir um público diversificado (crianças, jovens, adultos de escolas de educação básica; estudantes e professores de ensino superior e pós-graduação). O evento pretende refletir sobre temas atuais no campo da análise literária, do ensino de literatura e de teorias da leitura que tenham o tema da diversidade (estética, étnica, sexual etc.) como um dos eixos centrais de discussão. Pretende-se construir diálogos entre escritores e estudiosos do campo práticas de leituras (literária ou não) com um público mais amplo, interessado tanto pelo contato com os livros e autores quanto pelas possibilidades de se (re) pensar as práticas de escrita literária e as práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula. Por esse motivo, a opção pela inter-relação do festival literário com um evento acadêmico da área de Letras.

O III FLICAT e I COLLIC avançam com essa proposta, buscando promover e ampliar o acesso à cultura e ao livro, aproximando escritores e leitores, incentivando a leitura e o debate, bem como promover reflexões acadêmico-científicas sobre o ensino de literatura e das práticas de leitura. O evento está organizado com atividades variadas (encontros com escritores, conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos e atividades em escolas e outros pontos da cidade) a fim de atingir um público diversificado, chamando a atenção para a importância da literatura e da leitura para a construção de sujeitos mais tolerantes às diferenças e acolhimento da diversidade enquanto processo constitutivo da sociedade.

Esse evento configura-se como uma ação relevante para o Sudoeste de Goiás e para as demais regiões do país que se interessarem pela proposta do evento, sobretudo pela articulação de um festival literário com um evento acadêmico, cujo tema versa sobre a questão da diversidade (étnica, estética, sexual etc.). O FLICAT e o COLLIC se fundiram para  realizarem uma grande festa literária e acadêmica no espaço da universidade e em vários pontos  da cidade de Catalão. O público-alvo do evento são graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores desta instituição e de outras do Brasil; estudantes e professores da Educação Básica da cidade de Catalão e de regiões circunvizinhas, bem como o público em geral. Os objetivos científicos/artísticos do evento são: a) promover a interação entre graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores das mais diversas áreas dos estudos da linguagem ou de áreas afins; b) constituir um espaço amplo de divulgação de resultados de pesquisas voltadas para as questões de leitura e literatura contemporânea; c) propiciar o debate sobre a temática da diversidade (estética, étnica, sexual etc.) como tema central do evento; d) contribuir com a formação ampla dos graduandos e pós-graduandos da área de Letras e afins, que poderão vislumbrar um leque maior de opções de atuação no ensino, na extensão e na pesquisa; e) publicação de textos dos palestrantes e trabalhos apresentados no evento. Pretende-se, desse modo, que a temática da diversidade seja contemplada efetivamente nas mais variadas dimensões dos estudos das teorias da leitura e da literatura. Dentre os objetivos (inter)institucionais, pode-se mencionar a ampliação das relações da UFG com outros grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e, de modo mais amplo, com instituições diversas, em âmbito regional e nacional.

HISTÓRICO

O FLICAT se prepara para a sua terceira edição neste ano de 2018. Nas edições anteriores (2013 e 2015) o evento reuniu escritores já consagrados no cenário literário brasileiro, tais como, João Anzanello Carrascoza e Marina Colassanti, para citar esses exemplos, escritores locais para as atividades de recital de poesia na programação “Prata da Casa”. Essas edições realizaram exposições permanentes de arte (fotografias e pinturas) no Hall do auditório da UFG e varal de poesia, divulgados nos espaços da universidade. Houve a realização de atividades culturais (música e teatro) e espetáculos de contadores de histórias. Nessas edições do evento, tivemos algumas atividades acadêmicas envolvendo estudos sobre leitura, letramento, literatura infantil e juvenil e ensino de literatura. Dentre as oficinas e atividades apresentadas, destacamos: a) Curso de Contação de histórias para professores e alunos das escolas públicas e privadas; b) Oficinas de Artes; c) Poesia na Feira; d) varal poético; e) exposições de livros de autores locais e dos autores escritores convidados; f) sessão de lançamentos de livros. Nas duas edições do FLICAT aconteceram atividades para alunos de escolas públicas e privadas, que vieram para a UFG com a finalidade de assistir atividades culturais, destinadas ao público infantil e juvenil. Realização de parcerias com fundações/instituições culturais da cidade de Catalão para dar visibilidade a produção literária local. Se u ma das funções do Festival Literário, em suas edições a anteriores, era, além de divulgar autores e livros, a de aproximar escritores com o público (leitores), agora o enfoque inclui, também, o diálogo que pode ser estabelecido entre escritores e estudiosos do campo práticas de leitura com um público mais amplo, interessado tanto pelo contato com os livros e autores quanto pelas possibilidades de se (re) pensar as práticas de escrita literária e as práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula.